Ateliê “Arte é Luz”

O método aplicado no ateliê propõe uma reflexão a respeito do sistema de ensino nas academias de belas artes, desenvolvendo o DESENHO ARTISTICO DE OBSERVAÇÃO e a PINTURA EM ÓLEO SOBRE TELA, com intuito de adquirir experiência suficiente para dominar a técnica e assim poder expressar-se por meio das cores e linhas. Como sugere a citação de Rembrandt:

O pintor persegue a linha e a cor, mas o seu fim é a poesia

Rembrandt.




O ensino é divido em 3 etapas:

1. DESENHO E ESTUDO DAS CORES

2. GÊNEROS DA PINTURA E ESTUDO DE GRANDES MESTRES

3. CRIAÇÃO



DESENHO ARTÍSTICO

Também conhecido como desenho realista é o estilo gráfico que retrata a realidade em desenho aplicando diversas técnicas e estilos. Este curso é dividido em 3 etapas:

1- LINEAR
Onde o aluno aprende a fazer a análise da forma, com exercícios que desenvolvem o hemisfério direito do cérebro.
2- LUZ E SOMBRA
Nessa etapa o pupilo aprende a observar e como aplicar a técnica de sombreado.
3- ESTUDO DE GÊNEROS
Ao aprender a ler a forma e a sombrear, o aluno pode optar por passar por todos os gêneros ou ainda escolher um ou mais temas de acordo com sua necessidade. Os gêneros aplicados são: Natureza-morta e floral, paisagens, animais e retratos. O objetivo desse curso é aprender a educar o olhar para ver de uma maneira artística e aplicar de acordo com as técnicas aprendidas.

O curso tem uma apostila de desenho que o aprendiz adquire no início do curso, auxiliando-o e complementando com teorias e tutoriais para complementar sua prática nos exercícios fora da sala de aula.

Barack Obama

Ensino passo a passo de retrato realista.



Estudo de luz e sombra

Tecidos Leonardo Da Vinci.


JOSÉ MUNDIM

Pastel seco sobre papel colorido.

ESTUDO DAS CORES

Aplicação prática do círculo cromático na pintura: O Estudo das cores está para a pintura assim como o estudo das notas musicais está para a música. A princípio é ensinado ao aluno o raciocínio básico das misturas das tintas de forma racional, porém, com a experiência adquirida pela prática ao longo do tempo, esse aprendizado se alia cada vez mais a um pensamento intuitivo e pessoal.

“Um fiel estudo da cor permitirá sempre discernir a forma, enquanto o mais aprofundado estudo da forma não permite discernir a cor”.
John Ruskin.

Círculo cromático e racioncínio básico de misturas de cores.


Estudo com cores primárias e secundárias


TÉCNICAS

DIRETA-ALLA PRIMA

Que é a pintura feita em uma única seção. Nessa técnica pinta-se úmido sobre úmido, ou seja, os retoques e definição da obra são feitos com a tinta ainda fresca.


INDIRETA-POR CAMADA

Nessa técnica a pintura é feita por etapas, pinta-se a base, aguarda a secagem total e volta aplicando novas camadas, geralmente por meio de velaturas, pode ser aplicado o underpainting (primeira camada monocromática) ou não.


GÊNEROS

Natureza-morta, Paisagens, Animais, Floral e Retratos estão entre os principais temas de estudo, ao escolher um, aprofunda-se na prática e estudos teóricos desenvolvendo uma série de algumas pinturas de cada tema.


ESTUDO DE GRANDES MESTRES

A cópia de grandes mestres do passado e atuais, é com o intuito de avaliar, como cada uma aplicava ou aplica a técnica em suas obras, esse aprendizado é bom para adquirir confiança e domínio dos materiais, copiar não é um problema, o problema é só copiar, é recomendado que o aluno faça uma série de 6 pinturas no mínimo de cada gênero escolhido e em seguida parta para criação.

Pedro
Detalhe do rosto
Estudo cópia de Peter Paul Rubens.


O estudo de grandes mestres do passado e atuais, é feito principalmente por meio estudos-cópias, e também por excursões para museus para análise detalhada de obras originais, filmes didáticos, workshops, participações em salões de belas artes, possibilitando análise crítica profissional e intercâmbio com outros artistas.

Estudo-cópia de Jeff Hein.


A arte não é nada sem um dom, mas um dom não é nada sem trabalho

Pablo Picasso.